terça-feira, 19 de maio de 2009

INFORMALEO SAÚDE



19 de maio:
Dia Mundial das Hepatites Virais


Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, no Brasil, uma em cada 30 pessoas pode estar infectada pelos vírus causadores das hepatites B e C.
Os números, quando analisada a população mundial, são ainda piores: uma em cada 12 pessoas sofre com um desses vírus que atacam o fígado.
O agravante é o fato de serem doenças silenciosas e, por isso, a maioria dos portadores não sabe que está doente e, consequentemente, não busca ajuda médica.


Sem o diagnóstico e tratamento adequados, muitos casos evoluem para a insuficiência hepática, cirrose ou o câncer hepático.

“A falta de informação sobre as hepatites e sobre a existência de tratamentos são o grande problema do cenário brasileiro”, afirma Carlos Varaldo, presidente da ONG Otimismo.

Por isso, a data servirá tanto para alertar sobre a importância da prevenção quanto para estimular a realização de exames que fazem o diagnóstico dos vírus.


Mundialmente, as hepatites B e C atingem 520 milhões de pessoas, número 13 vezes maior que a epidemia de AIDS.
Só no Brasil, cerca de quatro milhões de pessoas podem estar infectadas com o vírus da hepatite C e dois milhões com o vírus B. No entanto, mais de 95% ainda desconhecem que estão doentes e podem conviver com sérias complicações hepáticas.


“Não realizar campanhas de detecção de hepatites pode acarretar grande aumento nos casos de cirrose, câncer e insuficiência hepática nos próximos anos. O importante é que as pessoas saibam que fazer o teste é essencial e que, no caso de diagnóstico positivo, há tratamento”, completa o presidente do Grupo Otimismo.



Sobre a HEPATITE B
Dados da OMS dão conta de que existem mais de dois bilhões de pessoas infectadas pelo vírus causador da hepatite B. Deste número, cerca de 350 milhões de portadores têm a infecção do tipo crônica e correm alto risco de desenvolver problemas sérios no fígado.
A doença representa a 10ª causa de morte no mundo. O vírus B é resistente e altamente contagioso na relação sexual – 100 vezes mais que o HIV. Só no Brasil, o Ministério da Saúde estima que mais de dois milhões de pessoas já foram contaminadas.


Sobre a HEPATITE C
A hepatite C, mais comum infecção crônica sanguínea, é transmitida primariamente por meio do sangue e derivados. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, há 170 milhões de pessoas com hepatite C crônica, com aproximadamente quatro milhões de novos casos de infecção descobertos por ano. O Ministério da Saúde do Brasil estima que, no País, cerca de três milhões de pessoas sejam portadoras do vírus C. Apesar da possibilidade de cura, a doença é uma das principais causas das complicações hepáticas e transplantes de fígado.

Galerinha é só seguir estas RECOMENDAÇÕES!! ;D

* Utilize preservativo nas relações sexuais, já que a sexual é a principal via de transmissão da hepatite B e C;
* Quando for à manicure, leve seu material para cortar cutícula, pois o vírus pode permanecer vivo por mais de uma semana na superfície de um instrumento;
* Ao retirar, receber ou doar sangue, verifique se todo o material é descartável e se o sangue a ser recebido foi devidamente testado;
* Se quiser engravidar ou já estiver grávida, faça o teste para saber se é portadora do vírus da hepatite B ou C;
* Se entrar em contato com sangue contaminado, procure assistência médica imediatamente;
* Tome a vacina contra hepatite B. A vacina contra a hepatite B faz parte do calendário oficial de vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde e protege o indivíduo por toda a vida.

*A primeira das três doses é aplicada logo após o nascimento
e as demais após alguns meses de intervalo.
Como a vacina passou a fazer parte do calendário recentemente,
muitos adultos não foram vacinados e devem procurar
um Posto de Saúde para recebê-la. *
Não existe vacina contra hepatite C, por isso a importância da prevenção!!

-->> VACINAÇÃO e PREVENÇÃO são as palavras-chave para
uma vida saudável pessoal!! <<--

Qualquer dúvida estamos aí para esclarecer...
a Lia também é culturaa huahauahua
Grande beiijooo!!


CLEO Lia Bedin
_________________________________
Acadêmica de Enfermagem =D

Um comentário:

  1. Oiee gentemm!!! ai é a CLEO Bruh de Santo Ângelo Centro (a comentadores de blogs uahsuahsuah), logo q vi o email de vcs vim correndo aqui dá uma bizóiada uauahsaushuah, muito diver o blog de vcs, super informativo,com inormações super utéis, parabéns x)
    grande abraço!!!

    ResponderExcluir